sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Século XXI

Século XXI, século de avanços tecnológicos,econômicos, sociais e compor1amentais. Século de mudanças, mas, por incrível que possa parecer, ainda hoje, encontramos um número significativos de indivíduos que pensam que a DEFICIÊNCIA, seja ela qual for, é uma DOENÇA CONTAGIOSA!
  Século XXI, século de pequenos avanços em direção à cidadania dos excluídos. Século onde poucas mudanças foram realizadas a favor dos deficientes físicos: calçadas com rebaixamentos, ônibus adaptados, acesso à repar1ições públicas, cinemas, bancos, restaurantes, enfim, a lugares onde todos têm o direito de transitar e utilizar livremente .
  Século onde o trabalho de INCLUSÃO nas escolas é pouco difundido e é visto com um "certo" preconceito por par1e de alguns pais: Será que meu filho irá ter uma aula
normal? Será que o ensino não vai decair? Será que a professora realizará procedimentos mais lentos? Será que... ou, coitadinhos... olha como consegue, que lindo!
Sempre ouvimos estes inícios de frases! Sempre nos deparamos com indivíduos que, de uma maneira ou outra, encara os deficientes como "coitados", pessoas que não
possuem capacidade para aprender, realizar, vivenciar a vida como ela é, cheia de obstáculos que podem e devem ser superados!
  É necessário que as pessoas se conscientizem que os deficientes físicos são cidadãos atuantes, que o fato de terem alguma dificuldade física não o diferenciam dos outros indivíduos, pelo contrário, diante das diferentes dificuldades naturais que já possuem, são capazes de superar os diferentes obstáculos impostos pela sociedade com garra, com determinação.
Deficientes físicos são pessoas que devemos admirar por sua capacidade, por sua criatividade! Afinal, eles, com certeza, realizam "milagres" diante de tantos obstáculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário