sexta-feira, 29 de abril de 2011

Falta de acessibilidade complica rotina de cadeirantes

Muitas promessas já foram feitas, mas quem necessita de facilidades ainda espera que elas saiam do papel
O dia-a-dia de quem anda com cadeira de rodas já é difícil por uma série  de limitações. Mas em Taubaté a rotina dessas pessoas é ainda mais complicada por causa da falta de adaptação dos ônibus do transporte público. Muitas promessas já foram feitas, mas os cadeirantes ainda esperam que elas saiam do papel.
João Marcos é deficiente físico, trabalha como ambulante, e andar de ônibus é um desafio para ele. "Para pegar o ônibus é difícil porque não tem a rampa, o acesso privativo para entrarmos no veículo", reclama.
Atualmente a ABC, empresa responsável pelo transporte público de Taubaté, não tem ônibus adaptados. Mas, de acordo com a nova licitação, isso deve mudar. "O novo sistema pressupõe ônibus adaptados, GPS, monitoramento específico do sistema. É um sistema novo de transporte a partir de um contato novo", diz o diretor de Trânsito, que também cuida da área de transportes da cidade, Monteclaro César.
A notícia não é nada animadora para os portadores de necessidades especiais. A ABC informou que até o fim do ano, dos cento e dois ônibus da empresa, apenas cinco serão adaptados.
Sobre as rampas de acesso às calçadas, a prefeitura disse que vem realizando reformas, na medida do possível, para garantir a acessibilidade dos cadeirantes.

Um comentário:

  1. Olá Karina e Marcos

    Sou professora de uma escola estadual e estou aqui lhe convidando para conhecer nosso blog de LIBRAS onde o nosso objetivo é expandir a Língua de Sinais, pois somos escola pólo para atendimento da pessoa com deficiência auditiva.
    Se você tiver um tempinho e interesse pelo assunto, venha nos visitar. O endereço é:

    http://eeblmlibras.blogspot.com/

    Abraços fraternos

    ResponderExcluir